quarta-feira, 17 de março de 2010

Política - PMDB briga por ministérios

O GLOBO - 16/03/2010

Deputados querem Moreira no lugar de Costa

BRASÍLIA. A substituição dos ministros candidatos, que terão de se desincompatibilizar do cargo até o dia 2 promete ser uma fonte de problemas, se depender de setores do PMDB. Embora o presidente Lula tenha dito que não pretende nomear ministros políticos para os últimos nove meses do mandato, o PMDB não parece disposto a se enquadrar. A bancada do PMDB no Senado detectou um movimento da turma da Câmara, ligada ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), para tentar emplacar o ex-deputado Moreira Franco (PMDB-RJ) no lugar do senador HÉLIO COSTA (PMDB-RJ) no Ministério das Comunicações.

Os senadores do PMDB, por outro lado, já deram duas opções ao presidente Lula para a substituição de HÉLIO COSTA: o chefe de gabinete do ministro, José Artur Filardi Leite; e Antonio Domingos Teixeira Bedran, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em outra frente, a bancada do PMDB da Câmara dá como certa a indicação do presidente da Conab, Wagner Rossi, ex-deputado paulista, para o lugar de Reinhold Stephanes na Agricultura. O ministro preferia deixar o cargo para seu secretário-executivo, Gerardo Fontelles, mas a turma ligada a Temer não abre mão de indicar outro nome para a vaga.

Sobre a substituição de HÉLIO COSTA, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tentou desfazer o mal-estar.

- Não é verdade. O cargo é do Senado e caberá aos senadores escolherem o substituto do HÉLIO COSTA. Iisso está sendo ventilado, mas não é articulação nossa.

Nos bastidores, o líder do partido, senador Renan Calheiros (AL), manifestou desagrado com o fato de ter ficado de fora da audiência na qual Lula recebeu Temer, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Um dos assuntos da pauta foi a substituição dos ministros.

Como troco, Renan derrotou o governo e impediu a votação da MP 470, que destina R$ 6 bilhões para a Caixa Econômica Federal e perde a validade esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.