quarta-feira, 31 de março de 2010

Conceição - Anglo American inicia obra especial do mineroduto do sistema Minas-Rio

Valor Online - Rafael Rosas - 31/03

A Anglo American iniciou, no município fluminense de Itaperuna, as obras especiais do mineroduto do sistema Minas-Rio, com a montagem da tubulação e a execução dos furos direcionais. De acordo com a companhia, essas obras são realizadas em locais que não permitem a utilização de técnicas tradicionais de construção de dutos para minério.

Em nota, o gerente geral de engenharia da Anglo, Marcos Millo, ressaltou que na transposição do rio Carangola, que corta Itaperuna, o sistema utilizado será o HDD (Horizontal Directional Drilling), que consiste na passagem da tubulação abaixo do leito do rio e que tem como principal vantagem a não agressão ao ambiente.

A coluna que passará por baixo do leito do rio Carangola será composta por 38 tubos e percorrerá uma distância de 420 metros de extensão. Em abril, essa obra será iniciada no rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes. A coluna do furo direcional que atravessará abaixo do leito do Paraíba do Sul terá 1.500 metros de extensão e será constituída por 125 tubos.

Além das obras no Estado do Rio, o mineroduto também está em fase de construção nas cidades mineiras de Santo Antônio do Grama, onde estão sendo executadas as obras civis da Estação de Bombas 2 (EB2), e em Conceição do Mato Dentro, com a terraplenagem da Estação de Bombas 1 (EB1).

Quando estiver concluído, o mineroduto do sistema Minas-Rio terá 525 quilômetros e capacidade de escoamento de 26,5 milhões de toneladas de polpa de minério de ferro por ano, percorrendo 32 municípios dos dois Estados.

Além do mineroduto, o sistema Minas-Rio é composto por mina e unidade de beneficiamento nos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas e 49% de participação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em parceria com a LLX. A Anglo American investe US$ 3,8 bilhões na implantação deste projeto.

A mina obteve a licença de instalação em dezembro de 2009 e as obras de terraplenagem começam ainda no primeiro semestre. A entrada em operação do sistema está previsto para o segundo semestre de 2012.

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