sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Morro - Entrevista com Gustavo Valadares (DEM)

DEFATO ONLINE

O candidato a deputado estadual Gustavo Valadares (DEM) é um dos entrevistados desta semana pelos internautas de DeFatoOnline. Aos 32 anos, Gustavo está no segundo mandato como deputado estadual.

Atualmente o candidato a reeleição é presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa.

A seguir, ele responde a questionamentos dos internautas sobre assuntos diversos: saúde, cultura, educação, desenvolvimento econômico, BR-381, entre outros. Confira!


Eduardo Leite
- Fiz esta pergunta ao candidato Jânio Nunes (PSOL) e faço também ao senhor. Sabemos que atualmente o brasileiro coloca a saúde em primeiro lugar na lista de prioridades, mas existe outra prioridade de grande importância para a população, que é a qualidade da educação nas redes públicas. Vemos casos de violência contra professores e outros profissionais da área acima citada, e esse, a meu ver, é um dos principais fatores que impedem que tenhamos uma educação de qualidade. O senhor, caso seja reeleito, tem algum projeto que possa contribui para a melhoria da educação nas redes estaduais? (Principalmente quando se fala em segurança nas escolas?)

Caro Eduardo, concordo com você quanto à importância de melhorarmos a qualidade da educação, especialmente na rede pública de ensino. A participação com o município de Itabira e o Estado de Minas Gerais em projetos é fundamental para alcançarmos essa melhora, além da valorização dos profissionais da área. A introdução do sistema de educação integral, onde os alunos ficariam durante todo o dia na escola com aulas no turno escolar e atividades recreativas, esportivas e culturais no contra-turno é importante para retirar estes alunos da ociosidade e dos desvios que geram violência em casa, na escola e nas ruas.


Lucas Imprensa Jovem
- O que você já fez por Itabira?

Lucas, o asfaltamento que liga Itabira à São Gonçalo do Rio Abaixo tem beneficiado ambas cidades. Temos consciência que ainda fizemos pouco por Itabira. A forte participação político-parlamentar na região de Itabira se destacou pelas ações diretas nos municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Santo Antonio do Rio Abaixo, Passabém e outros, onde poderemos encontrar resultados de nosso trabalho e dedicação como parlamentar. A partir deste trabalho regional, queremos estender nossa atuação para Itabira, pólo desta microrregião, onde pretendemos, mesmo não sendo nascido na cidade, criar vínculos fortes com a cidade e sua gente, consolidado Itabira cada dia mais como polo regional.

- Por que poucos em Itabira conhecem o seu trabalho, considerando que você exerce o mandato de deputado pela 2ª vez?


Não acreditamos que tão poucos conheçam nosso trabalho na região. Somos conhecidos em São Gonçalo que é cidade irmã de Itabira, onde temos participado em todas ações estado/município. A exemplo vamos lembrar do asfaltamento de Itabira/São Gonçalo que tornou-se uma realidade com nossa presença em São Gonçalo e a ligação com o Bamba, que já saiu a concorrência.

Estamos sempre nas cidades que nos apoiam como em São Gonçalo do Rio Abaixo, onde temos ao lado do prefeito Nozinho feito um belo trabalho que acaba tendo reflexos em Itabira. Mas é natural que meu trabalho político-parlamentar não seja tão divulgado em Itabira, por ter ainda um trabalho tímido na cidade, que agora se encorpará com a chegada de novos companheiros e vereadores para podermos apresentar resultados para a comunidade itabirana.


Átila Lemos - Para São Gonçalo, o senhor conseguiu muita coisa como deputado. Se reeleito, pretende defender Itabira também na Assembleia?

Claro, pretendemos trabalhar por Itabira com a mesma determinação e dedicação com que fazemos por São Gonçalo do Rio Abaixo e pelas cidades onde tenho apoio. Essa é a forma que temos para retribuir os votos que obtive nas cidades, com muito trabalho e lealdade àqueles que acreditam em mim e em nossas propostas.

Miriã Fonseca - Gostaria de saber qual a proposta do senhor quanto ao mercado cultural itabirano; o que faria para fomentar a cultura da cidade?

Miriã, como deputado estadual cabe-me dar apoio e sustentação aos projetos culturais nas cidades onde temos atuação. Estamos atuando como um interlocutor dos agentes culturais da região, inclusive de Itabira, junto ao Governo do Estado e empresas na busca de apoio e captação de recursos para o desenvolvimento das ações culturais nas cidades. Muitas ações culturais precisam ser desenvolvidas na região, como preservação do patrimônio cultural e imaterial e valorização de festas tradicionais, além do apoio a formação e inclusão de jovens e crianças através de atividades ligadas à música, artes cênicas e visuais.

Maria Almeida – Já perguntei a outros candidatos e repito para o senhor: o que podemos esperar que o senhor faça por Itabira, caso eleito, do ponto de vista econômico, já que a cidade depende muito hoje da mineração?

Olha Maria Almeida, se reeleito e com os votos de Itabira, pretendemos ser uma voz em favor da cidade e da região. Sou vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa e temos a consciência de que Itabira não pode mais depender exclusivamente da atividade minerária. É necessário fortalecermos a atividade econômica local de tal forma a transformá-la em um centro de atração de serviços e negócios. Para isso, algumas ações concretas já estão sendo feitas como a implantação da Unifei, que poderá transformar a cidade em um polo tecnológico e de conhecimento.


Bruno Rodrigues - Como presidente da Comissão de Transportes e Obras Públicas da Assembleia Legislativa, o senhor tem se posicionado e defendido a duplicação da BR-381? Caso eleito, quais serão seus feitos para agilizar este processo, visto que há todo momento várias pessoas estão perdendo suas vidas?


Bruno, sou usuário da BR-381. Para chegar a grande parte dos municípios onde temos atuação política, inclusive Itabira, temos que percorrer longo trecho pela rodovia. A duplicação é necessária e urgente. Agora, enquanto respondo sua pergunta, as rádios e jornais noticiam um gravíssimo acidente próximo a Caeté que vitimou mais quatro pessoas. Não podemos mais conviver com esta situação e como deputado e como presidente da Comissão de Transportes e Obras Públicas tenho procurado, com nossas limitações, lutar par agilizar a obra. No entanto é bom que se deixe claro que a duplicação é de responsabilidade do Governo Federal, que nos últimos oito anos nada fez pela obra.

Para finalizar, quero dizer que estamos sendo acolhidos por Itabira e todas as cidades circunvizinhas; lutaremos para consolidação de Itabira como cidade polo não só não área educacional e de saúde, como em desenvolvimento econômico e social e geração de renda e empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.