sábado, 17 de abril de 2010

Conceição - Tradição musical de Minas

O TEMPO - Fabiano Chaves

A tradição dos grupos de congado de Nova Lima e Raposos, expressa durante a festa de Nossa Senhora do Rosário nos dois municípios, é tema de "Registro Fonográfico da Festa do Rosário - Nova Lima e Raposos", livro/CD que será lançado na próxima sexta-feira na Casa Aristides, em Nova Lima.

Segundo Beth Rajão, produtora executiva do projeto, a intenção é contribuir para a divulgação e transmissão de conhecimento da cultura dos congadeiros e valorizá-los cultural e socialmente.

"Frequento e participo dessas festas desde criança. Em certo momento, comecei a observar que essas manifestações, os cânticos e a transmissão dessa cultura estavam sendo esquecidas. Nossa proposta é de preservação e transmissão de uma riqueza de Minas Gerais", conta Beth.

Além do registro fonográfico, o projeto também carrega um caráter educacional, já que o livro/CD será distribuído em escolas e bibliotecas de Nova Lima e região. "Penso que o projeto traz uma contribuição importante para as novas gerações ao fazer esse resgate de uma tradição. Inicialmente faríamos apenas a gravação, mas vamos distribuir parte do material para todas as escolas de Nova Lima e outra parte nós vamos ceder para os grupos que participam do projeto", explica ela.

Outra questão que a produtora destaca é o aspecto etnomusicológico da iniciativa, no sentido de buscar uma proximidade com a concepção que os congadeiros têm sobre sua vivência musical para criar essa manifestação.

"Nossa ideia era fazer algo amplo e enriquecedor. Apresentar não somente o registro musical, mas todo o estudo etnomusicológico do congado. Tivemos a consultoria da Glaura Lucas, professora da Escola de Música da UFMG e doutora em música pela UniRio, para vincular a tradição oral com o repertório musical dos grupos".

Mesmo com o livro/CD "Registro Fonográfico da Festa do Rosário - Nova Lima e Raposos" sendo cedido a instituições educacionais e bibliotecas de Nova Lima, além dos sete grupos participantes (três de Nova Lima e quatro de Raposos), Beth Frazão afirma que o material também poderá ser adquirido pelo público interessado durante o lançamento. Alguns exemplares estarão à venda por R$ 30. Outras informações com a Nas Montanhas Produções pelo telefone (31) 3541-6074.

AGENDA
o que. Lançamento do livro/CD "Registro Fonográfico da Festa do Rosário - Nova Lima e Raposos"
quando. Sexta-feira, às 19h
onde. Casa Aristides (praça Coronel Aristides, s/nº, Centro, Nova Lima)
quanto. Entrada gratuita

As Guardas
Nova Lima
Marujo de Congado de Nossa Senhora do Rosário
Marujo de Nossa Senhora de Aparecida
Nossa Senhora da Conceição

Raposos
Congo de Nossa Senhora do Rosário
Marujo de Santa Efigênia
Caboclo do Divino Espírito Santo
Moçambique do Reino de São Benedito

Meta é mapear grupos

O livro/CD “Registro Fonográfico da Festa do Rosário – Nova Lima e Raposos” não é o primeiro projeto sobre a riqueza e tradição dos grupos de congado de Minas Gerais que Beth Rajão realiza.

Segundo a produtora, já foram feitas gravações com grupos de outros dois municípios do interior do Estado. “Primeiramente, fizemos no Serro e, depois, em Conceição do Mato Dentro. A diferença é que nos dois primeiros fizemos apenas o registro musical, gravando os CDs”, afirma ela.

De acordo com Beth, a ideia é realizar um amplo mapeamento dos grupos de congado de Minas Gerais, registrando todas as manifestações que ocorrem pelo Estado.

“Sem dúvida, é um sonho que tenho. No ano passado fizemos um projeto para registrar as manifestações de Ouro Preto e região, mas não foi aprovado. Agora, já conseguimos aprovar um projeto para a gravação com grupos de Pará de Minas. O objetivo é registrar as manifestações de todo o Estado”, diz Beth. (FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.