sábado, 17 de abril de 2010

Conceição - Confira guia completo para quem deseja aventurar-se na Serra do Cipó

Ecoturismo na Serra do Cipó

Circuito Serra do Cipó de cicloturismo

Um dos Circuitos mais desafiadores do Brasil, possui 6 etapas de grande dificuldade técnica, que exigem experiência do cicloturista, um bom equipamento e pouca bagagem. O Circuito Serra do Cipó de Cicloturismo é ideal para os amantes da adrenalina. São 268 km de extensão de fortes pedaladas em um relevo acidentado onde as subidas íngremes, pedras e cursos d’água se tornam grandes desafios.

Todo esforço é recompensado, o cicloturista aventura-se pelo Espinhaço, uma das regiões com maior biodiversidade do planeta, atravessa trechos da Estrada Real e se surpreende com a beleza da paisagem. Sempre-vivas, canelas de ema e bromélias colorem os trajetos que levam as belas cachoeiras, como a do Tabuleiro, maior cachoeira do Estado e a cidades e vilarejos como Conceição do Mato Dentro, Lapinha da Serra e Congonhas do Norte, típicas e acolhedoras cidades do interior mineiro.

Lapinha

O roteiro que liga o distrito da Serra do Cipó a Lapinha da Serra tem como percurso a antiga estrada que levava a Santana do Riacho, atualmente, quase abandonada, com pouco tráfego de veículos. Margeando a Serra do Cipó o cicloturista adentra em uma vegetação de cerrado e campos rupestres com ocorrências de orquídeas e sempre-vivas em quase todo o trajeto. Após Santana do Riacho, mais 13 km de pedal até a Lapinha da Serra.

Dica: Para muitos a primeira etapa do Circuito Serra do Cipó de Cicloturismo é uma etapa com uma dificuldade técnica baixa. No entanto, não se esforce demais, pois, a etapa do dia seguinte é a mais dura de todo o circuito. Chegando em Lapinha, não deixe de tomar um banho na Cachoeira do Rapel, visitar as pinturas rupestres e se estiver com tempo, fazer um trekking até o Pico da Lapinha.

Lapinha – Congonhas do Norte

O roteiro que parte de Lapinha da Serra em direção a Congonhas do Norte é considerado por muitos o mais bonito e o mais cansativo do Circuito. Em uma estrada de terra abandonada e solo com pedras soltas o cicloturista atravessa a Serra do Espinhaço chegando a 1460m de altitude. A paisagem é de tirar o fôlego, assim como as subidas e descidas do percurso. Prepare-se para muitas travessias de curso d´água.

Dica: Radical é o sinônimo do roteiro que liga Lapinha da Serra a Congonhas do Norte, pouco habitado, com muitas pedras no caminho, subidas e descidas cansativas. O cicloturista precisa estar prevenido. Saia cedo, viaje leve, não se esqueça do alimento. No alto da serra muito vento, portanto, leve blusa corta vento e não deixe de visitar a cachoeira do Bicame.

Congonhas do Norte – Tapera

O roteiro que liga Congonhas do Norte a Santo Antonio do Norte (Tapera) passa por estradas rurais com pouquíssimo trânsito de veículos. Sobe a crista da Serra de Santo Antônio de onde é possível avistar os mares de morros mineiros e desce forte até o pacato povoado de Santo Antonio do Cruzeiro, mais algumas pedaladas e o cicloturista chega a Santo Antônio do Norte (Tapera).

Dica: Roteiro relativamente curto, mas com muitas subidas no início. No alto da serra muita areia, vento e um grande lajeado que dificulta a passagem e exige técnica. Não se esqueça do corta vento. Existem poucas casas no caminho, viaje leve e prevenido. Em Santo Antônio do Norte (Tapera), se ainda estiver com energia siga até Itapanhoacanga e durma lá, dessa forma você diminui a quilometragem do dia seguinte.

Santo Antônio do Norte (Tapera) – Dom Joaquim

Roteiro mais longo do Circuito Serra do Cipó de Cicloturismo, inicia-se em um dos trechos mais bonitos da Estrada Real e atravessa a serra que atinge 1000m de altitude até chegar a Itaponhoacanga, antigo pouso de tropeiros e refúgio de escravos. O cicloturista continua o trajeto pedalando por estradas de terra que parecem terem sido feitas para bicicletas até a chegada a Dom Joaquim. Dica: O primeiro trecho do roteiro até Itaponhoacanga é marcado por muitas subidas e descidas. Leve um corta vento para usar no alto da serra. Após Itapanhoacanga uma subida forte e, depois o trajeto fica mais tranqüilo. Prepare-se para atravessar fazendas e tocar bois e vacas do caminho. Chegando a Dom Joaquim hidrate-se no Chafariz de Caiana.

Dom Joaquim – Conceição do Mato Dentro

O Roteiro que liga Dom Joaquim a Conceição do Mato Dentro é marcado por plantações de eucalipto. O percurso é feito por uma estrada secundária com vários mirantes incluindo o Mirante da Ferrugem com visão privilegiada do município de Conceição e do enorme paredão da onde surge a mais alta cachoeira de Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro com 273m de queda.

Dica: Roteiro curto e rápido. Se estiver com tempo dê uma passada no Mirante da Ferrugem. Chegando a Conceição do Mato Dentro se informe sobre o circuito de cicloturismo que leva a cachoeira do Tabuleiro e depois retorna à Conceição em caminho diferente, que inclui a Cachoeira do Tabuleiro e a Cachoeira de Três Barras ao todo aprox. 50 km. Não deixe de tomar um banho em um dos ofurôs naturais do balneário do Baú nem de visitar a Salão de Pedras e contemplar o pôr-do-sol.

Conceição do Mato Dentro – Serra do Cipó

O Roteiro é todo asfaltado e serpenteia a Serra do Espinhaço. No roteiro é possível observar marcas esculpidas pelas marés que atestam que a região da Serra já foi fundo de oceano. Locais como o Alto dos Palácios próximo a Estátua do Juquinha proporcionam uma visão dos mergulhos das rochas sempre voltadas para oeste. Já as Duas Pontes, ruínas relembram o antigo pavimento da estrada.

Dica: Venta muito no alto da Serra, a temperatura é baixa o ano todo e a neblina é uma constante, portanto, vá prevenido. Atente-se também, quanto a água. Não deixe de tirar uma bela foto na Estátua do Juquinha, símbolo da Serra do Cipó. Na descida após o Juquinha, cuidado com as curvas fechadas. Não se esqueça de contemplar a bela vista do Mirante da Serra, já próximo ao Distrito da Serra do Cipó. Se sobrar um tempo faça o roteiro Cipó Velho.

Roteiro não sinalizado.
Baixe a carta de navegação e o arquivo de GPS no link abaixo:
http://www.bemvindocicloturista.com.br/destino/21/Circuito_Serra_do_Cipó_de_Cicloturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.