quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SENAI e Correios formarão 4.355 jovens

redenoticia

Preparar 4.355 jovens para o mercado de trabalho dentro do programa Jovem Aprendiz é o objetivo da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O acordo foi assinado nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2011, no auditório da Universidade dos Correios, pelo presidente da ECT, Wagner Pinheiro, e o diretor de Educação e Tecnologia do Sistema Indústria, Rafael Lucchesi. Além do SENAI, o Sistema Indústria reúne a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Os jovens, que têm entre 14 e 24 anos de idade, participarão do curso de assistente administrativo. Ao longo de dois anos, eles terão aulas de comunicação e informação, gestão organizacional, matemática, organização de documentos, arquivamento, entre outras disciplinas. A carga horária é de 20 horas semanais, sendo 8 horas de aulas no SENAI e 12 horas desempenhando a atividade profissional nos Correios. Nas cinco primeiras semanas, os jovens receberão uma preparação básica integral no SENAI, quando receberão orientações sobre a vida profissional, ética e cidadania.

“A educação profissional envolve um sistema, que requer o ensino de teorias aplicadas à realidade do mundo do trabalho e o treinamento na empresa. O SENAI se encarregará das aulas teóricas e os Correios farão o treinamento dos aprendizes”, explicou Lucchesi.
Ao final dos dois anos, os jovens estarão preparados para atuar em empresas públicas e privadas, com a execução de rotinas administrativas, organização de documentos e apoio logístico. “Com essa parceria, os Correios contribuirão para a educação e a preparação dos jovens brasileiros para o mercado de trabalho”, ressaltou Pinheiro. “Os jovens iniciam uma atividade dentro de uma organização conceituada”, acrescentou o diretor de Gestão de Pessoas da ECT, Larry Medeiros.

Rafael Lucchesi lembra que a formação de jovens para o mercado de trabalho é fundamental para o crescimento sustentável do Brasil. “A economia brasileira apresenta uma taxa de expansão significativa e a educação profissional dos jovens é fundamental. Ela é a chave para o futuro do Brasil, porque assegura ganho de competitividade às empresas brasileiras e um futuro melhor para os jovens e as famílias”, enfatizou Lucchesi.

Os 4.355 jovens beneficiados com o acordo estão distribuídos em 116 localidades do país. Eles foram aprovados em seleção pública que ocorreu em novembro de 2010. O programa Jovem Aprendiz faz parte da política para a juventude do governo federal e foi criado pela Lei 10.097/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.