sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dilma vai criar gabinetes em Belo Horizonte e Porto Alegre

OTEMPO - RODRIGO FREITAS

Petista se mostraria "presente" em sua terra e disputaria espaço com Aécio

Dilma Rousseff vai deslocar o eixo político de São Paulo e Brasília para Minas e o Sul

Tentando se aproximar do eleitorado mineiro, a presidente Dilma Rousseff vai instalar um gabinete em Belo Horizonte. A ideia, segundo fontes próximas a ela, é que Dilma despache normalmente enquanto estiver na capital mineira, cidade onde nasceu. Outra capital que vai ganhar um gabinete de Dilma é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde ela construiu a maior parte de sua trajetória política. Na capital gaúcha, também moram a filha e o neto da presidente.

No caso de Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que cria uma maior identificação com o eleitorado, Dilma começa a combater o ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB). Como ele desponta para ser o expoente da oposição no país ao longo dos próximos quatro anos e planeja sua candidatura presidencial em 2014, Dilma, com um gabinete, reafirmaria sua identificação com Belo Horizonte. Seria uma forma de tentar neutralizar a ação de Aécio em Minas.

A presidente perdeu na capital mineira no primeiro e segundo turnos das eleições de 2010. Ela sabe que precisa ampliar sua ligação com a cidade, analisam interlocutores.

Aliados explicam ainda que Dilma Rousseff também planeja criar uma estrutura "considerável" em seus dois gabinetes. Os assessores que vão trabalhar nas duas unidades vão cuidar de assuntos de Minas e do Rio Grande do Sul, enquanto Dilma não estiver presente. Quando ela precisar despachar em Belo Horizonte e Porto Alegre, os funcionários teriam a rotina normal de assessores que trabalham no gabinete do Palácio do Planalto.

"Dilma ainda vai surpreender muita gente. Ela tem ideias novas, que nunca foram implementadas no setor público. Essa ideia de descentralização em cidades que ela frequenta, como Belo Horizonte e Porto Alegre, mostra que ela pretende dar celeridade às decisões de sua administração", afirma uma aliada da presidente em Minas Gerais.

LOCALIZAÇÃO. O local onde vai funcionar o gabinete de Dilma em Belo Horizonte ainda não foi definido. Mas fontes acreditam que ele deverá ser instalado em algum prédio da região Centro-Sul de Belo Horizonte. O bairro mais cotado até agora é Lourdes. A Pampulha, onde moram familiares da presidente, já foi descartada.

Em que pese a iniciativa inédita de Dilma de montar um gabinete fora da capital federal, seus aliados em Minas ainda não sabem quando ela volta ao Estado. A última vez em que Dilma esteve em Belo Horizonte foi em 30 de outubro de 2010, véspera do segundo turno das eleições, quando ela foi eleita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.