quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Correios é condenado a entregar correspondências em bairro de Palmas (TO)

Procuradoria Geral da República (TO)

PALMAS - A Justiça Federal no Tocantins condenou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) à prestação de serviços de entrega domiciliar de correspondências nas residências do bairro Jardim Taquari, em Palmas. A medida é consequência de ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal no Tocantins, que aponta a não prestação do serviço de entrega postal ao bairro, situado na periferia do plano diretor da capital.

O MPF/TO argumentou que a população da localidade era penalizada pela ausência dos serviços e que a Lei 6.538/78 assegura a todos a prestação dos serviços postais, em domicílio ou por meio de unidade postal centralizada, sendo ilegal a recusa da ECT em prestar os serviços sob. A recomendação feita anteriormente à propositura da ação, referente à regularização dos serviços, não foi cumprida.

A condenação estipula o serviço desde que as residências tenham endereço identificado e possuam caixa receptora de correspondências. A pena para o não cumprimento da sentença é de R$ 500 por dia. Aos demais destinatários do bairro, deve ser disponibilizada uma unidade postal centralizada.

Durante visita de oficial de Justiça ao bairro, foi constatado que aproximadamente 21% das casas possuem placas indicativas de endereço. A falta de identificação nas ruas e avenidas dificulta o serviço de entrega, mas não constitui impedimento absoluto ao serviço, que também pode ser feito através da unidade postal centralizada.

A sentença da Justiça estabelece paralelo entre o jardim Taquari, de população predominantemente pobre, com outra quadra de Palmas onde residem pessoas de maior poder aquisitivo, onde também há deficiência na identificação de logradouros, mas o serviço é prestado. Também aponta que as contas de água e energia elétrica são entregues normalmente em todas as casas do Taquari, o que denota a possibilidade de identificação de endereços ali existentes. (IP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.