terça-feira, 22 de junho de 2010

Correios - Carta aberta aos companheiros da Base Ecetista.

Belo Horizonte, 21 de junho de 2010.

Companheiros Ecetistas.

Aproveitarei o e-mail do companheiro e mestre Fábio Heládio para fazer alguns esclarecimentos sobre o encontro e algumas considerações sobre a aliança política PT-PMDB.
O 23º Encontro Estadual dos Partido dos Trabalhadores em Minas, realmente foi histórico, pois explicitou um dos momentos mais tristes que eu já assisti nos meus 24 anos de militância e 22 anos de filiado. Um encontro de faz de contas!
Quinhentos delegados figurantes, inertes, desmotivados, envergonhados, que ali estavam para validar uma aliança pré-definida por uma ou duas pessoas. Foi muito triste constatar que prevalece a disputa do PED entre o grupo do Patrus e o grupo do Pimentel (as duas únicas correntes existentes atualmente no PT/MG), mesmo tendo certeza que entre os dois a disputa já foi superada, graças à personalidade e caráter dos nossos dois líderes maiores. Nenhum militante petista têm dúvida que o Patrus é o melhor e único nome petista para ser candidato a vice governador, devido à vitória de Fernando Pimentel nas prévias, que o levou, por determinação do Diretório Nacional a recuar e aceitar a vaga de candidato a senador. Senão poderia ser invertido. Pimentel para vice e Patrus para senador. Nenhum outro partido em Minas tem o privilégio de ter dois nomes tão qualificados como tem o PT.
Mas esta análise não prevaleceu no encontro!
Por incrível que pareça, ainda tinha militantes da Articulação querendo discutir a indicação do Pimentel ao senado por puro rancor. Também investiram insensatamente sobre o Deputado Miguel Correia, que com muita sensatez e transparência defendeu a tese de deixar a primeira suplência do senado para ser negociada com os demais partidos da base aliada, aumentado significativamente o nosso tempo de televisão, as nossas possibilidades de vitória e conseqüentemente nossa futura governabilidade. E praticamente eliminando o risco de submetermos o companheiro Patrus a uma derrota em Minas.
Alguém acredita que os líderes da Articulação fazem questão da vaga no senado?
Tanto não fazem que estão apoiando o Virgílio (o mais criticado por eles mesmos) somente para encaminhar contrariamente ao Miguel Correia e ao presidente Reginaldo Lopes. Também com a intenção de semear a discórdia entre o Virgílio e o Weliton que apoiaram o Pimentel no PED.
Alias, aí encontra-se outro ponto lamentável do encontro. Tentaram até vaiar o Reginaldo que vem fazendo um excelente trabalho à frente do PT/MG e magnífico à frente das negociações com o PMDB. Se houvesse bom censo e não prevalecesse o rancor do PED, o Reginaldo deveria ser ovacionado e as vaias deveriam ser direcionadas lá para a capital federal.
Mas faço questão de registrar a posição da Base Ecetista.
Nós somos favoráveis a aliança com o PMDB. Repudiamos a maneira como o processo foi conduzido e o seu desenrolar. Somos contrários à insensatez.
Fazer aliança com o PMDB e deixar os demais partidos da base aliada de fora é loucura!
Ainda bem que o ministro Hélio Costa tem se apresentado como um líder capaz de encabeçar esta aliança. Ele está tentando reparar estes equívocos e unir a militância, não só do PT, como dos demais partidos da base aliada. Ele sabe que se não viabilizar esta aliança na prática, mesmo com o Patrus de vice, não teremos como enfrentar a popularidade do ex-governador e o poder do atual.
Finalizando abordarei a questão específica da relação PT-PMDB dentro dos Correios em Minas.
Há quase quatro anos, exatamente com a ascensão do PMDB, iniciou-se uma cassada aos companheiros petistas dentro da DR/MG. Sem nenhum motivo lógico. Nós petistas sempre aceitamos as condições impostas pelos acordos nacionais. Sempre entendemos e aceitamos a aliança nacional com o PMDB buscando a governabilidade para o Lula. Tanto que tínhamos nosso espaço respeitado pelo PDT. O diretor regional anterior tinha suas divergências ideológicas conosco e até inimizade com alguns companheiros nossos. Mas o acordo político sempre foi cumprido. O nosso espaço político (1/3) sempre foi respeitado e vivíamos constantemente em negociação para ampliar este espaço (1/2).
Infelizmente foi o PMDB assumir e acabou tudo. Inclusive o respeito. Companheiros perseguidos, assediados moralmente, GCR alterado, transferências, advertências, suspensão e até demissões.
Realmente é preciso viver a realidade. Preconceitos não existem. Temos clareza que estas ações não podem ser atribuídas à legenda PMDB, e sim a alguém. Alguém que se deixa levar por sentimentos menores. Alguém que nunca esteve sincronizado com a essência do projeto do senador Hélio Costa.
Alguém duvidaria, naquele momento, que a necessidade de viabilizar esta aliança chegaria?
Rancores existiram!
Mas hoje prevalece o amor. Por isto a Base Ecetista é tão forte. Prevalece o entendimento e a vontade de construir um projeto social, trabalhista e, por que não, municipalista, de construir um novo rumo para Minas.
Acreditamos que o ministro Hélio desconhecia os detalhes das ocorrências nos Correios, ou tomava conhecimento superficial de uma única versão. Sabemos que ele integra e lidera o nosso projeto e é um dos principais interessados em evitar a volta dos tucanos ao planalto e a permanência deles no Tiradentes.
A decisão final será dele. Convencer os mineiros sem ter o apoio dos ecetistas que ele comandou durante tanto tempo, será bem mais difícil.
Mas a Base Ecetista somente comporá a aliança de "Corpo e Alma". O corpo encena, mas a alma não. A alma é sinceridade e transparência.
Por isto tratamos a questão desta forma. Já a colocamos nas mãos das direções estaduais do PT e PMDB. Sabemos da boa vontade das partes e confiamos na experiência, bom senso e boa fé do ministro Hélio Costa.
Saudações PeTistas.

Ronny Sávio Campos Tomaz
Técnico de Correios – Atividade Suporte
Coordenador da Base Ecetista na micro-região de
Conceição do Mato Dentro

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com suas colocações, e nos aqui em JF ja tinhamos este posicionamento mesmo sonhando com uma candidatura pura, mas infelizmente nao foi possivel no momento e o objetivo principal e a retirado dos tucados em MG. Mas infelismente para nos do Sintect/JFA sera muito dificil defender junto aos ecetistas o Candidato Heio Costa pois a situação dos trabalhadores(as)dos correios e critica e inevitavelmente esta situação e atribuida ao ex Ministro das COMUNICAÇÔES Helio Costa, principalmente por causa do projeto Correios S/A. Então como ve a nossa situação nao e facil mas com certeza a nossa parte sera feita para eliminarmos de vez os tucanos de Minas e tambem do Brasil.
    Cleber
    JFA

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Companheiros,

    É desconfortável para os petistas, principalmente para os petistas ecetistas que passam por um turbilhão de problemas na ECT, mergulhar na campanha do Helio Costa como quer o PT. O nosso projeto para a categoria é de recuperar a auto-estima da classe e não dar continuidade a um projeto que não é nosso e que muitos prejuizos nos trouxe, o compromisso com os nossos companheiros de camisa vai muito além dos demais interesses. O principal aliado do PT deixou um rastro de destruição de pessoas e sonhos, tirou-nos a espectativa de crescimento como pessoas e de valorização como profissionais, vimos as lágrimas e sentimos o sofrimento de nossos pares, vimos os nossos líderes entranhados nas frestas da suberveniencia, sem atitude e sem coragem de enfrentar o gigante que alimentamos pensando que era um de nossos irmãos, qual foi a surpresa quando percebemos que não poderiamos controlar a força que se constituira com o nosso apoio. A fera continua solta e não temos que domestica-la, temos que mantê-la à distancia, longe dos nossos domínios, lembrem-se das nossas feridas, algumas jamais cicatrizarão. Não nos resta alternativa, temos que escolher o caminho menos ruim e ter paciencia, muita paciencia... Companheiros, ergam, suas cabeças e pensem, mas pensem em todos, a decisão deve ser de todos, agir isolado ou sob influencia não é um bom negócio, vamos negociar o que temos e conquistar o que podemos, vamos mostrar o que somos, um grupo.

    Josimar

    ResponderExcluir
  3. Sou um soldado do partido o qual ajudei a construir, qual for a decisao estou junto de voces. Nao estou aguentando mais esta situaçao, dentro de nossa empresa MUDANÇA JA.FORA DIREÇAO DOS CORREIOS.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro!
    Queriamos uma candidatura própria por que acreditamos que os nossos candidatos são capazes. Que a militância atuando bem levaria a vitória com certeza.
    Mas infelizmente a Nacional, olvidando o nosso passado, não nos ouve e da a linha, desrespeitando as nossas convicções e o nosso passado.
    Bem sabes companheiro que no inicio o caminho para as amarras politicas,iniciava nas bases.
    Hoje somos governos, a oligarquia não necessita dos valorosos "soldados" que ganhavam as ruas para conquistarmos o que almejavamos. Agindo assim, essa oligarquia corre risco desnecessario e perde valorosos companheiros e companheiras, que por vergonha se vão sem fazerem alarde.
    Nos resta apenas atender, mesmo que centralizadora a indicação para apoiarmos, a contra gosto reafirmo, a candidatura do senador Helio Costa.
    Companheiro estamos constrangidos neste processo
    portanto nossas convicções não me permite concordar com o Companheiro quando diz que o PMDB, a legenda não tem responsabilidade com o que esta acontecendo, companheiro o PMDB é burgues/capitalista é privativista tanto quanto o PSDB, não vamos nos enganar e dizer que o exministro sabia superficialmente dos detalhes da situação dos Correios.
    O candidato do PMDB não deve tomar a frente de negociação alguma, nem mesmo fazendo amarras politicas,os nossos candidatos e que devam estar fazendo todo o trâmite politico, voce mesmo companheiro citou nomes fabulosos que poderam estar envolvidos neste trâmite:Reginaldo Lopes, Weligton Prado, Miguel Correia, entre outros.
    Outrossim olvidarmos o bom senso, boa fé e a boa vontade do ministro Helio Costa lembrar apenas de sua experiência e que ele é do PMDB e ira obrar para o seu Partido.
    Devemos esquecer também que o nosso espaço politico deva ser ou de 1/3 ou de1/2, queremos a diretoria, somos maioria e somos governo a cota deve ser para eles.
    Vamos pensar alto e votar certo.
    Para governo Helio e Patruz
    para Presidenta DIMA.

    ResponderExcluir
  5. Patrus,ex-ministro do desenvolvimento social e combate a fome, participou das lutas democraticas e sociais que resultaram na formação do PT.
    Hélio,senador e ministro das comunicações implantou a TVdigital e outros."Chapa todos por Minas",coalizão PT/PMDB,ótima parceria,apoio,porém digo talvez o ministro não saiba que colocou um ditador, carrasco para dirigir os correios em Minas, que nunca respeitou essa bela aliaça e parceria, que persegue e demite,sem o menor respeito ou escrupulo,qualquer militante Ptista ou que tenha outras opiniões contraria as dele,muitos companheiros por pressão e perseguição pediram transferência da DR/MG,outros foram demitidos e outros à ser demitidos,mas eu ainda acredito no governo Dilma,Hélio e Patrus que esse quadro sera mudado,e que toda indicação,maior ou menor escalão mantenha o respeito pelo trabalhador, indepedente do partido,pois estamos em outras épocas, temos outras idéias, conforme o próprio ministro as colocou para o desenvolvimento de uma empresa ou país,a era ditatorial já passou.

    ResponderExcluir

Companheiros, colegas, conterraneos e amigos.
Fiquem à vontade para comentar e/ou criticar.